DIY: Como construir o seu próprio arcade parte 01

A algum tempo, eu pensei em fazer um arcade, só que meio que desisti porque não tenho tempo e espaço para um arcade.

Mas, aparentemente alguns amigos meus estão se reunindo para essa empreitada, o que torna bem mais fácil de fazer, e legal também!

Como eu sou um quase freak de planejamentos, traçar um plano para um projeto é sempre um bom começo na minha mente, nem que para que no final ele seja todo desfeito…. Durante a minha pesquisas, eu consegui montar um padrão do que fazer para montar um arcade funcional em casa emulando jogos ou uma replica ou um arcade original.

Porque não faço um trull arcade Jamma from Hell of seven kings replica? Simples, eles são mais chatos de fazer, caros, e além de tudo, mais difícil de manter, mas pouca coisa muda, a não ser a dificuldade de conseguir e montar as coisas, então serve também essas dicas que eu vou dar.

Então vamos as minhas considerações, espero que seja útil, e qualquer coisa que eu esqueci me lembrem ai para que o meu arcade também saia descente.

O tipo

Existem vários tipos de console, e aqui decidimos o tipo que vamos fazer. Essa é a primeira e fundamental parte do projeto, porque facilita ou não algumas etapas, apesar de todo mundo normalmente escolher um arcade tradicional.

Quanto aos tipo, temos:

  • Tradicional: Visual clássico, normal de fazer, difícil de transportar e mais difícil de alocar em casa.
  • Mini/Nano arcade: Visual parecido com o clássico, um pouco mais fácil de fazer, normal para transportar e um pouco mais fácil de guardar.
  • Cocktail: Tem um pouco visual clássico, mais difícil de fazer, difícil de transportar e mais fácil de alocar em casa, fazendo um sucesso em festas também ;).
  • Portable arcade: tem zero de visual clássico, mas para jogadores a fim do jogo, extremamente fácil de fazer, extremamente fácil de transportar e fácil de guardar.

O nano e o mini são iguais, a única questão mesmo é o tamanho e que no caso do nano é mais difícil ter mais jogadores do que um no mesmo arcade…

Poderia explicar o que é cada um, mas imagens são melhores:

Arcade tradicional

Arcade tradicional

Mini arcade

Mini arcade

arcade cocktail

arcade cocktail

portable arcade

portable arcade

Espaço

Essa é a parte mais fácil de se pensar.

Existem 2 momentos a se pensar durante todo o processo, os 2 muito importantes mas não interferem no resto.

Primeiro, onde vai ser montado.

Precisa de um espaço bem maior do que final, além de material e onde trabalhar para fazer o seu arcade. Se você optar por construir tudo do zero, esse espaço ter que lidar com madeira, porque cedo ou tarde você vai ter que fazer alguma alteração na estrutura da carcaça do arcade.

Segundo, o lugar onde vai ficar.

Pode parecer simples, mas tem que ser lembrado que o arcade precisa conseguir entrar no local… Sem contar em sair também, inclusive de onde ele estará sendo montado.

Inclusive, pensando em facilitar o transporte, coloque alças, entradas na carcaça para melhor forma de levantar, ou coisas assim, se alguém pensar em mais algo diz ae.

Fim

E basicamente isso ai que eu lembro e pesquisei. Não existem muitas dicas aqui, é mais a parte que você tem que pensar no básico mesmo.

Próximo post vou falar sobre a carcaça, algumas dicas uteis que eu pesquisei, o que é legar ter, e algumas considerações que eu não coloquei em pratica. Acho legal começar pela carcaça para que o visual do arcade fique bonito, por isso é bom cuidar dessa parte externa antes.

Lembrando que eu ainda não fiz nada, qualquer duvida ou dica eu gostaria de comentassem ai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: